sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TERROIR - CASA DE VINHOS EM BUENOS AIRES

Fui apresentada a essa casa de vinhos pela minha amiga Mariana e acho que vale a pena você conhecer na sua próxima visita a Buenos Aires. A Terroir (site), que fica em uma pequena rua de Palermo, não está no roteiro turístico e dificilmente você vai passar por lá se não for pelo endereço. 

Vamos começar entendendo o significado da palavra Terroir...

No glossário encontrado no site da academia do vinho (aqui) vamos encontrar o seguinte: é uma palavra francesa que, literalmente, designa o "terreno" onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo, do microclima e do ecossistema do local, responsável pela qualidade do vinhedo e, consequentemente, pela qualidade do vinho que ele originará.

Conversando com Alejandro Audisio, um dos proprietários da Terroir, entendi que, nesse universo do vinho, não é apenas uma palavra e sim um conceito. Seria então, a relação perfeita entre a uva, a região onde está sendo plantada, com todas as suas variações climáticas, e as pessoas que manipulam. Ou seja, a tradição da bodega, sua história e cultura passada por várias gerações. Então, você pode ter a mesma uva, plantada em regiões semelhantes mas a história nunca vai ser a mesma. Profundo, não é? 

Na Terroir você vai ser atendido pelos proprietários, Alejandro ou Claudio Fontada, que entendem de vinho pelo simples prazer de beber. O papo é agradável e você sai de lá com vontade de comprar tudo e  de aprender cada vez mais sobre a "arte" de tomar um bom vinho. 







Terroir fica na calle Buschiazzo 3040 em Palermo, bem perto do Rosedal (já postei aqui). Telefone antes para saber o horário de funcionamento no sábado - (5411) 4778 3443. No site você vai encontrar um pdf com o catálago dos vinhos.

Também já falei de vinho neste outro post aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs