sábado, 18 de agosto de 2012

LIVRARIAS DE BUENOS AIRES


Visitar Buenos Aires e não entrar em, pelo menos uma livraria, é quase impossível porque elas estão espalhadas por todos os lados da cidade. São tantas que a cidade ganhou, em 2011, o título de CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO pela UNESCO (veja postagem aqui).

Essa paixão é tão grande que todo ano em novembro, existe o evento "Noche de las librerías" organizado pelo Ministério da Cultura. Com várias atividades espalhadas em diferentes pontos da cidade, o evento tem como objetivo estimular a leitura e a indústria editorial. O vídeo abaixo mostra o sucesso da noite de 2011.



As livrarias da cidade são espaços de encontro, pontos turísticos e, algumas podem ser consideradas verdadeiros antiquários. A maior concentração de livrarias está na Avenida Corrientes entre a Callao e a 9 de Julio. Mas você também vai encontrar em vários bairros da cidade. A mais antiga da Argentina se chama La Librería de Avila e fica em San Telmo.

www.wikipedia.org
La Librería de Avila - Alfonso Alsína y Bolívar em San Telmo
El Ateneo Grand Splendid, que fica na Recoleta, foi construída em um antigo teatro e conserva até hoje as marcas do seu passado. Ocupa o segundo lugar na lista das dez mais importantes do mundo por seu esplendor arquitetônico. Depois que você passar horas olhando todos os detalhes e tirando fotos, não deixe de tomar um café onde funcionava o palco do teatro. 


Avenida Santa Fe 1860 - Recoleta







Uma outra livraria muito bonita e aconchegante é a Livros del Pasaje no bairro de Palermo e que tem um café super charmoso. O trecho abaixo eu tirei do site da livraria porque achei que combina mesmo com o lugar.

"En libros del Pasaje vas a encontrar, además del libro que buscás, gente atenta que va a saber recomendarte la novela que buscás con letra grande para tu abuela, el libro para ese sobrino que lee poco pero que querés más, el libro para a facultad y el libro que te llevás porque te tentaste. Tratamos de ayudar sin estar encima".

Thames 1762 - Palermo



É claro que existem muitas outras que merecem a visita e eu vou deixar aqui "El libro de los libros" que é um guia com todas as livrarias da cidade.

Também gosto muito da Eterna Cadencia em Palermo e da Clasica y Moderna que fica na Recoleta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs