quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LA FALDA E LA CUMBRE

(Al final deste post, se encuentra el mismo texto en español)

A província de Córdoba tem um belo circuito de serras para ser visitado. Se estiver hospedado na capital, você poderá passear cada dia em um lugar diferente.

Algumas são pequenas e você pode conhecer no mesmo dia. Como é o caso de La Falda e La Cumbre. A distância de Córdoba até La Falda é de aproximadamente 70 km e você vai gastar mais de uma hora nesse percurso porque não é uma estrada de mão dupla e tem muitas curvas.

A cidade é muito pequena e a nossa passagem (estava de férias com a família) foi rápida. A principal rua da cidade se chama Eden e, não entendemos a razão, mas quase todas as lojas estavam fechadas, apesar de ser um dia de semana, por volta de uma hora da tarde. O almoço foi no Torre de La Villa, um restaurante muito agradável e com uma comida deliciosa. O atendimento não podia ter sido melhor. Ao saber que era um grupo de brasileiros, o proprietário colocou um CD de bossa nova para agradar.


Sempre que você chegar em uma cidade nova, o ideal é procurar o Centro de Atendimento ao Turismo. No caso de La Falda, recebemos várias dicas sobre os passeios pela cidade mas, é claro, que não deu tempo de conhecer tudo. Fiquei encantada com as fotos de uma cachoeira enorme e com várias quedas de água. O lugar era lindo mesmo mas, estava com falta de água!! Uma pena! Talvez no verão...

Uma outra dica é a visita guiada ao Eden Hotel, um monumento histórico da cidade e, no final ainda tem direito a degustação de queijos, vinhos e alfajores da região. Fomos até a entrada mas, não me pergunte porque razão não entramos....alguém no grupo achou melhor fazer apenas uma volta pela cidade.






Seguindo mais ou menos 20 km na mesma estrada, chegamos a La Cumbre, que também parecia uma cidade fantasma. Só o que estava aberto era o Centro de Atendimento ao Turismo (pelo menos!!). Recebemos um mapa e, dessa vez, as indicações foram todas seguidas.


Uma subida "sofrida" (não tem escada rolante como no Rio de Janeiro) para chegar ao Cristo Redentor e poder admirar a vista da cidade. Apesar do inverno, a temperatura estava bem agradável.

Subida para o Cristo



O ponto alto da viagem foi uma visita guiada a Estancia El Rosario, que é uma fábrica de alfajores e doce de leite. Isso foi demais!!! Na visita, o guia apresentou toda a área de produção: o doce de leite para o recheio, as galletas (biscoitos) e o banho de chocolate!! No final, um alfajor de brinde e a loja para comprar até não poder mais.

Como essa estrada que vai até a fábrica parece não ter fim, você chega um "pouco cansado" mas, antes de entrar na fábrica de alfajores, tem uma outra muito interessante bem em frente. Uma pequena fábrica de cerveja, ou seja, parada obrigatória!!

Na volta, outro percurso interessante é o "Camino de los artesanos". São 10 km de estrada (sem asfalto) onde várias famílias da região abrem suas casas para exposição e oficinas de seus trabalhos com cerâmica, metal, madeira e lã. Depois de entrar em cada "lojinha" e, também admirar a linda paisagem da estrada, você vai encontrar uma casa de chá (no meio daquela poeira toda) super charmosa. Outra parada obrigatória, nem que seja para um cafezinho ou chocolate quente no inverno.

Inicio do "Camino de los artesanos"



Paisagem desse "camino"

Casa de chá (té)



Aguarde porque ainda vou escrever sobre Villa General Belgrano, La Cumbrecita e a "mini fantástica" fábrica de chocolate em La Cumbrecita.

En español...

La provincia de Córdoba tiene un bello circuito de sierras a ser visitado. Si estás hospedado en la capital, podrás pasear cada dia en un lugar distinto.

Algunas ciudades son chicas y podés conocer en el mismo dia, como La Falda e La Cumbre. La distancia de Córdoba hasta La Falda es de aproximadamente 70 km y llevas más de una hora en esta ruta, porque no es una autopista de doblemano y hay muchas curvas.

La ciudad es muy pequeña y nuestro paseo (viaje de vacaciones con la familia) fue rápido. La principal calle se chama Eden y, no sabemos por quê, pero casi todos los negocios estaban cerrados, a pesar de ser un dia de semana a la una de la tarde (mi hijo dijo que puede ser un periodo de siesta). El almuerzo fue en la Torre de la Villa , un restaurante muy agradable y con una comida deliciosa. La atención no podía haber sido mejor. Al saber que éramos un grupo de brasileños, el dueño puso un CD de "bossa nova" para agradar.

Siempre que uno llega en una ciudad nueva, lo mejor es buscar el Centro de Atendimiento al Turismo. En La Falda, recibimos varios consejos sobre los paseos por la ciudad pero, obvio, no hubo tiempo de conocer todo. Me quedé encantada con las fotos de una cascada enorme y con varias quedas de agua. El lugar era muy hermoso pero, no había agua!!! Una lástima! Quizás en verano...

Otro consejo es la visita guiada al Eden Hotel, un monumento histórico de la ciudad que al final aún regala degustación de quesos, vinos y alfajores de la región. Fuimos hasta la entrada pero, no me pregunte porque no entramos...alguien en el grupo quiso apenas dar una vuelta por la ciudad.

Siguiendo más o menos 20 km en la misma estrada, llegamos a La Cumbre, que también parecía una ciudad fantasma. Lo único que estaba abierto era el Centro de Atendimiento al Turismo (por lo menos!!). Recibimos un mapa y, de esta vez, las indicaciones fueran todas seguidas.

Una subida "sufrida" (no hay escaleras mecánicas como en Rio de Janeiro) para llegar al Cristo Redentor y poder admirar la vsta de la ciudad. A pesar del invierno, la temperatura estaba bien agradable.

El ápice del paseo fue una visita guiada a la Estancia El Rosario, que es una fábrica de alfajores y dulce de leche. Eso fue bárbaro!! En la visita, el guía nos enseñó toda la área de producción: el dulce de leche para el relleno, las galletas y el baño de chocolate!! Al final, un alfajor de regalo y la tienda para comprar hasta no poder más!!

Como esta estrada que llega hasta la fábrica parece no tener fin, llegás un "poco cansado" pero, antes de entrar a la fábrica de alfajores, hay una otra muy interesante en frente. Una pequeña fábrica de cerveza, o sea, parada obligatoria!!

En el retorno otro paseo interesante es el Camino de los artesanos. Son 10 km de estrada (sin asfalto) adonde varias familias de la región abren sus casas para exposición y sus oficinas de cerámica, metal, madeira y lana. Después de entrar en cada casita y, también admirar el lindo paisaje de la ruta, vas a encontrar una casa de té muy hermosa. Otra parada obligatoria, ni que sea para un cafecito o un chocolate caliente en el invierno.

Aguantás, pues aún voy a escribir sobre Villa General Belgrano, la Cumbrecita y la "mini fantástica" fábrica de chocolate en La Cumbrecita.

Um comentário:

  1. Olá Edinho,

    Tive que trocar essa postagem porque estava com defeito mas copiei o seu recado que ainda não tinha sido respondido....

    Carla, muito bacana a serra de Córdoba. Seu blog está profissional.
    Fico com água na boca cada vez que vejo as fotos, ótimas por sinal.
    Mas, não sei se é impressão minha, mas vc reparou que o Cristo Redentor daquela foto tem cara e cabelo de Argentino? Será que eu estou sugestionado? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Parabéns e um beijo!

    Obrigada!!!!Acho que você tá implicando demais!!! O Cristo não tem cara de argentino! As fotos estão lindas mesmo e foram tiradas pelo Edson e o Bruno. O nosso passeio foi ótimo e Córdoba é uma provincia que você precisa conhecer. Os alfajores de lá são demais!!
    um beijo
    Carla

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs