domingo, 22 de maio de 2011

MEDIALUNA - UMA DAS PAIXÕES ARGENTINAS

Já faz algum tempo que estou com vontade de escrever sobre hábitos alimentares dos portenhos. Afinal, como nutricionista, mesmo sem querer, acabo observando o tempo todo.

Sobre o café, já iniciei alguns comentários e, esses dias, estudando história da Argentina com o meu filho, pude perceber como esse costume esteve presente em muitas decisões políticas por aqui. Tudo acontece em volta de uma mesa de café...

Também me chamou a atenção o consumo de abóbora em todos os cardápios de restaurante. Mas isso será um outro post , onde pretendo falar também sobre "as milanesas" de todo dia.

Hoje quero escrever sobre os pães. É um exagero o consumo de pão na hora do almoço ou jantar em qualquer restaurante. Couvert é sinônimo de pão e só! É claro que, se você estiver em um bom restaurante, o pão virá com outras coisas também. Mas, de uma maneira geral, qualquer refeição, até a mais simples, será acompanhada de uma cesta de pães.

No café da manhã ou lanche, o comun são as medialunas (você deve pronunciar com o d bem fraquinho). Esse tipo de pão parece com o croissant no formato , mas seu sabor é bem diferente. Lembra mais uma massa de pão doce suave com um leve caramelado por cima. É uma delicia e vicia sem dó!!!

Mas, quando comer pela primeira vez, afaste a lembrança do sabor de um croissant  porque pode se decepcionar.

Você vai encontrar medialunas no café da manhã do hotel, na casa dos amigos, em qualquer cafeteria, casa de chá ou padaria. Pode ser uma delícia pura ou com algum recheio como queijo cremoso, geléia, doce de leite....invente.

Não fiz o cálculo, mas encontrei uma tabela de valores calóricos do Mc Donald's  (também vende) que apresenta 150 kcal para uma porção de 35 gramas (tamanho medio).

Todas são iguais? Claro que não!!! Basta imaginar a quantidade de pão de queijo diferente que você já comeu na vida. Para quem mora aqui, o ideal é descobrir uma boa padaria e comprar sempre a mesma. Eu ainda estou em fase de descobertas e escolhas.

Aproveite!! Prove todas que encontrar quando estiver passeando em Buenos Aires.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs